terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Meio Ambiente

Meio ambiente é o conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e as coisas em geral.


Os constituintes do meio ambiente compreendem fatores abióticos, como o clima, a iluminação, a pressão, o teor de oxigênio, e bióticos, como as condições de alimentação, modo de vida em sociedade e para o homem, educação, companhia, saúde e outros. Este artigo refere-se aos aspetos ecológicos do meio ambiente.

Definição

Em biologia, sobretudo na ecologia, o meio ambiente inclui todos os fatores que afetam diretamente o metabolismo ou o comportamento de um ser vivo ou de uma espécie, incluindo a luz, o ar, a água, o solo (chamados fatores abióticos) e próprios os seres vivos que coabitam no mesmo ambiente, que é chamado de (biótopo.) Em Ecologia, um biótopo ou ecótopo (do grego βιος - bios = vida + τόπoς = lugar, ou seja, lugar onde se encontra vida) é uma região que apresenta regularidade nas condições ambientais e nas populações animais e vegetais, das quais é o habitat.

Para viver, a biocenose depende de fatores físicos e químicos do meio ambiente. No exemplo duma floresta, o biótopo é a área que contém um tipo de solo (com quantidades típicas de minerais e água) e a atmosfera (gases, umidade, temperatura, grau de luminosidade, etc.) Os fatores abióticos dum biótopo afetam diretamente a biocenose, e também são por ela influenciados. O desenvolvimento de uma floresta, por exemplo, modifica a umidade do ar e a temperatura de uma região.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Engenharia Florestal Bacharelado


É o ramo da engenharia voltado para o estudo e o uso sustentável de recursos florestais. O engenheiro florestal avalia o potencial de ecossistemas florestais e planeja seu aproveitamento de modo a preservar a flora e a fauna locais. Ele pesquisa e seleciona sementes e mudas, identifica e classifica espécies vegetais e procura melhorar suas características, analisando as condições necessárias a sua adaptação ao ambiente.

Elabora e acompanha projetos de preservação de parques e de reservas naturais e cuida de fazendas de reflorestamento. Recupera áreas degradadas, cuida da arborização urbana e avalia o impacto ambiental de atividades humanas em uma área. Esse engenheiro também efetua vistoriais, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, visa a segurança e os impactos socioambientais

O mercado de trabalho

O novo Código Florestal brasileiro foi aprovado em julho de 2010 em meio a bastante polêmica. Isso mostra a importância crescente das discussões em relação à preservação e ao manejo florestal. 

Devem aumentar as oportunidades para o engenheiro florestal, que pode dar assistência e desenvolver projetos para adaptar as propriedades rurais à nova legislação. Órgãos como Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais realizam concursos frequentes para a contratação desse profissional.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Nova pesquisa exclui gás natural das alternativas limpas

Análise do ciclo de vida feita pela Environmental Protection Agency (EPA) colocou em cheque a suposição de que esse combustível seja uma solução rápida e fácil para as mudanças climáticas. Até agora, imaginava-se que ele produzisse 50% menos gases do efeito estufa do que o carvão. Mas os novos resultados apontam que, considerados os vazamentos de metano e outros poluentes liberados durante a sua extração e bombeamento para as usinas, o gás natural é somente 25% mais limpo.
O gás natural tem vantagens ambientais. Sua queima produz menos óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono do que a do carvão e do óleo. No entanto, de acordo com o estudo, por ano, bilhões de metros cúbicos de gases do efeito estufa — equivalente às emissões de 35 milhões de automóveis — escapam por válvulas de tubulação mal vedadas ou chegam à atmosfera por queima incompleta. Durante a extração, só as emissões de metano equivalem a 20% do total causado pelo homem, segundo estimativas do Banco Mundial.

conter

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários