domingo, 18 de outubro de 2009

'Segunda opção' em 2008, Barrichello vira alento para brasileiros em Interlagos

Sem Felipe Massa, vice-campeão da F-1 na temporada passada, piloto da Brawn se transforma em esperança de sucesso do país no ano


No GP do Brasil de 2008, ele era coadjuvante de um campeonato que poderia ter um brasileiro como campeão mundial de F-1, depois de um hiato de 17 anos. Naquela ocasião, ele -e a torcida brasileira- fazia figa por Felipe Massa, que brigava contra Lewis Hamilton, da McLaren, inglês que acabou ficando com o título da temporada por um ponto de diferença. Mas o prestígio de Rubens Barrichello mudou nesta neste ano. E a torcida também.


Com um carro competitivo e a saída de Felipe Massa do campeonato –ele ainda se recupera de uma lesão no supercílio esquerdo, sofrida no GP da Hungria-, Barrichello tem chances de levar o título da temporada. Com 14 pontos a menos que Jenson Button, seu companheiro de equipe que lidera o Mundial de Pilotos com 85 pontos, ele luta para diminuir a diferença para o inglês neste domingo, às 14h, e empurrar a decisão para Abu Dhabi. E sem o compatriota da Ferrari, ganhou apoio extra na prova em São Paulo.


- Esperava ver o Massa porque sou ferrarista. Mas agora só sobrou o Barrichello, então vou torcer para ele. Já o critiquei bastante nesses anos, mas chegou a hora de dar o braço a torcer e aceitar que ele pode ser campeão – disse o arquiteto Flavio Assunção, que comprou seu ingresso pela internet em março deste ano para acompanhar a disputa no circuito paulista.
Rubens Barrichello terá o apoio dos torcedores de Felipe Massa no GP do Brasil

Apesar de toda a torcida, Barrichello terá de lutar contra uma sina em Interlagos. Em 16 etapas disputadas na pista paulista, ele deixou de completar a prova em 11 oportunidades e teve como melhor resultado um terceiro lugar, em 2004.


- Vamos ver se esse ano ele muda essa história. O Rubinho tem um histórico de azar incrível, apesar de ser um bom piloto. Seria legal se ele fosse campeão para acabar com isso – avaliou Aloísio de Almeida Soares.


O GP do Brasil pode definir a temporada 2009 de Fórmula 1. Para levar o campeonato a Abu Dhabi, última etapa do campeonato, Barrichello precisa no mínimo de um quarto lugar em Interlagos - isso, torcendo para o inglês não pontuar. Se o brasileiro for terceiro, tem de torcer para Button não ir além de um oitavo lugar. Se for segundo, torce para Button não ser quinto. E se, finalmente, ganhar em casa, Rubinho torcerá para o companheiro da Brawn não ir ao pódio.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Programação V Mostra Cultural


V MOSTRA CULTURAL
TEMA: PRESERVE A NATUREZA, ABRACE A VIDA.

PROGRAMAÇÃO:

SEXTA-FEIRA (MANHÃ – 7H ÀS 12H)

* abertura;
* Hino Nacional cantado pelos alunos do 1º ano da EMEIF Sandoval Rubens de Figueiredo;
* jogral com o tema: “A Natureza Ameaçada”, apresentado pelos alunos do 1º ano da EMEIF *ANDOVAL RUBENS DE FIGUEIREDO;
* apresentação da bandinha de flauta doce Profº José Milton Marinho do PETI;
* apresentação e oficina de hip hop do PETI;
* exposição de maquete confeccionada por alunos 5º ano da EMEIF;
* exposição de brinquedos de sucata confeccionados por alunos do 9º ano da EMEIF;
* apresentação cultural do rei e rainha da Festa do Rosário 2009 com bolsistas do PETI;

SEXTAF-FEIRA (TARDE - 13H ÀS 17H)

* exposição de maquete confeccionada por alunos do 5º ano da EMEIF;
* exposição de brinquedos de sucata do 9º ano da EMEIF;
* oficinas com material reaproveitado, trabalhada por bolsistas do projovem;
* oficinas com material reciclado com os idosos do pelc;

SÁBADO (NOITE – 18H ÀS 22H)

* exposição de fotos da natureza em uma tenda organizada pelos bolsistas do peti com o tema: “um olhar social”;
* peça teatral – “conversa com a natureza” apresentada por alunos do fundamental ii da emeif;
* dança da musica “xote ecológico” com alunos do fundamental ii da emeif;
* paródia – “incentivo da preservação ambiental” feita com alunos do 9º ano da emeif;
* apresentação: sons alternativos com os bolsistas do peti e projovem;
* apresentação da banda marcial da eeefm profº odilon de figueiredo;
* declamação de um poema feita por alunos do 3º ano do ensino médio da eeefm;
* dramatização de uma música da eeefm;
* peça teatral – tema: a escola de hoje apresentada por alunos da eeefm;
* hap com o tema: “rio moicó” cantada por alunos da eeefm;dramatização do projovem.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Vem ai

Vem ai a V Mostra Cultura da Cidade de Várzea
dias 16 e 17 de outubro no ginásio poliesportivo




sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ENEM remarcado para os dias 5 e 6 de dezembro

O ministro da Educação, Fernando Haddad, descartou nesta terça-feira o atraso no início das aulas do primeiro semestre de 2010 devido ao adiamento da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O exame, adiado após o conteúdo das questões vazar, foi remarcado para os dias 5 e 6 de dezembro. "Vamos acomodar o cronograma e fazer com que os resultados sejam publicados sem prejuízo. Suponho que não será necessário adiar data de início de aula", disse.
Download da prova 1
Download da prova 2
Download do gabarito
Arquivo completo zip

Segurança

Uma força-tarefa vai atuar na aplicação do novo Enem. Polícia Federal e Correios entrarão na segurança e logística do processo e as empresas Cespe e Cesgranrio foram contratadas emergencialmente para realização da prova.VestibularesO ministério informou ainda que entrará em contato com as demais universidades cujo vestibular terá choque de datas com o Enem. Algumas universidades cuja data do vestibular coincide com a nova prova do Enem são:

UFSC: realiza provas nos dias 6, 7 e 8 de dezembro. UNB: os candidatos avaliados pelo PAS (Programa de Avaliação Seriada) fariam a prova nos dias 5 e 6 de dezembro, porém, a entidade informou hoje, por meio de sua assessoria, que a data da prova do PAS foi adiada para os dias 12 e 13 do mesmo mês.

UEL (Universidade Estadual de Londrina): realiza provas nos dias 6 e 7 e 8 (habilidades específicas, segunda fase).

Unesp (Universidade Estadual Paulista): realiza provas de habilidades dos cursos do Instituto de Artes de São Paulo e da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru entre os dias 6 a 9 de dezembro.

UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora): primeira etapa do vestibular marcado para o dia 6 de dezembro. UFC (Universidade Federal do Ceará): segunda etapa do vestibular marcada para ocorrer entre os dias 6 e 7 de dezembro.

sábado, 3 de outubro de 2009

Rio transforma o sonho olímpico em realidade

Em uma sexta-feira histórica para o esporte brasileiro, candidatura carioca supera as rivais Madri, Tóquio e Chicago na disputa em Copenhague

É impossível prever quais serão os maiores atletas do planeta daqui a sete anos. Possível, sim, é saber em que palco eles vão brilhar: o Rio de Janeiro. Em uma sexta-feira histórica para o esporte brasileiro, os cariocas conquistaram em Copenhague o direito de sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Até a cerimônia de abertura no Maracanã, serão mais de 2.400 dias. Tempo de sobra para viver intensamente cada modalidade, moldar novos ídolos e, acima de tudo, deixar a cidade ainda mais maravilhosa. Superadas as rivais Madri, Tóquio e Chicago, finalmente dá para dizer com todas as letras: a bola está com o Rio.
Quando o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, abriu o envelope com os cinco anéis olímpicos e anunciou a vitória do Rio, foram duas explosões simultâneas de alegria. Na Praia de Copacabana, a multidão que aguardava o resultado soltou o grito e começou a comemorar sob uma chuva de papel picado.
Dentro do Bella Center, os integrantes da delegação brasileira repetiram a festa de forma efusiva. Sem conter as lágrimas, Pelé comandava a celebração, abraçando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e os esportistas. Entre gritos e abraços, difícil era encontrar um brasileiro que não estivesse chorando.

Enquanto isso, no Air Force One, Barack Obama já voltava para casa, com as mãos vazias e uma decepcionante eliminação na primeira rodada. A população japonesa, em sua maioria contra a candidatura, pôde festejar a saída na segunda fase. Madri avançou à final, mas não conseguiu emplacar duas Olimpíadas seguidas na Europa. E a vitória brasileira sobre os espanhóis na última rodada veio com sobras: 66 votos contra 32.

Na primeira fase, Chicago foi eliminada com apenas 18 votos. Madri liderou a primeira parcial, com 28, seguida por Rio (26) e Tóquio (22). A segunda etapa já teve o Rio bem na frente, com 46, contra 29 dos espanhóis e 20 dos japoneses, que saíram da briga.

O Brasil, que lutava há mais de uma década pelo direito de sediar os Jogos, ganhou a disputa na lágrima, da mesma forma como costuma festejar suas conquistas em cima do pódio em competições mundo afora. Com uma apresentação marcada pelo tom emotivo nesta sexta-feira, o Rio deu a cartada final para convencer os integrantes do Comitê Olímpico Internacional a plantar o movimento olímpico na América do Sul pela primeira vez. A estratégia funcionou bem.

A vitória, na verdade, começou bem antes disso. Após duas tentativas frustradas para as edições de 2004 e 2012, o projeto de 2016 teve o mérito de unir as três esferas de governo. Além disso, a comitiva incluiu não apenas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas um rol de astros esportivos como Pelé, Cesar Cielo, Guga e Torben Grael.






quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Ministério da Educação cancela Enem e estuda remarcar prova em 45 dias

O Ministério da Educação cancelou na madrugada desta quinta-feira (1º) a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que seria aplicada neste final de semana em todo o país.
Há suspeita de fraude e de que o conteúdo da prova tenha vazado. Segundo reportagem do jornal 'O Estado de S. Paulo', que afirma ter tido acesso à prova que seria aplicada, pessoas avisaram o jornal sobre o vazamento e contaram ter obtido a prova por meio de funcionários do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), organizador da avaliação. Um homem, ainda de acordo com a reportagem, tentou vender uma cópia da prova ao jornal.
O MEC estuda remarcar a prova nos próximos 45 dias. Uma entrevista coletiva deve ser realizada ainda nesta manhã.Mais de 4 milhões de pessoas se inscreveram para fazer o exame, que será a única forma de seleção em 24 das 55 universidades federais este ano. O número é recorde, segundo o ministério.
A prova seria realizada no sábado (3) e no domingo (4), em 10.385 escolas diferentes de 1.826 municípios com, ao todo, 113.857 salas de prova. O Enem 2009 terá uma redação e quatro provas com 45 questões objetivas, dentro das seguintes áreas: ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.
Enem no vestibular
Este ano, o inscrito no Enem terá o direito de participar do vestibular unificado do MEC. Ele poderá optar por cinco cursos em instituições federais e, de acordo com o desempenho, simular a posição na graduação pretendida, em comparação com as notas dos demais concorrentes.
Além de substituir o processo seletivo pela prova do MEC, as universidades federais puderam optar ainda por outras três formas de adesão ao Enem 2009. São elas: substituir apenas a primeira fase do vestibular; combinar a nota do Enem com a nota do vestibular tradicional (nesta modalidade, a universidade fica livre para decidir um percentual do Enem que será utilizado na média definitiva); usar o Enem como fase única apenas para as vagas ociosas da universidade.

conter

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários