quarta-feira, 13 de outubro de 2010

É uma noite que o mundo não esquecerá, diz presidente do Chile após 1º resgate

Mineiro Florencio Avalos chega à superfície após 69 dias preso na mina e abraça o presidente
Após abraçar o primeiro mineiro resgatado, o presidente chileno, Sebastián Piñera, afirmou que esta é “uma noite que o mundo não esquecerá”.


“Nunca antes se tentou um resgate desta magnitude”, afirmou o presidente, em discurso feito à imprensa por volta das 0h30 desta quarta-feira, pouco depois de ter abraçado Florencio Ávalos, o primeiro mineiro a ser resgatado da mina onde estava preso há 69 dias.

Centenas de pessoas se aglomeraram em volta do telão no acampamento "Esperanza" para comemorar a saída do mineiro. Balões, gritos de guerra e muita euforia celebraram o sucesso do primeiro resgate.
LEIA MAIS  



O presidente Piñera comemorou o sucesso da cápsula “Fênix”, que desceu centenas de metros com especialistas em resgate e subiu de volta à superfície com o mineiro a bordo, e aproveitou para agradecer os dois ministros mais envolvidos com as operações: Laurence Golborne (Mineração) e Jaime Mañalich (Saúde).

“Assim seguirá [a operação de resgate], sem descanso”, anunciou o presidente.


Piñera aproveitou para exaltar a capacidade de união dos chilenos diante da “adversidade”, e relembrou o terremoto que atingiu o país este ano.

“Quando Chile se une, e o fazemos sempre na adversidade, somos capazes de grandes coisas”, afirmou

O resgate dos mineiros foi marcado pela comoção que gerou em todo o mundo -- a imprensa de todo o planeta baixou na mina nos últimos dias, além de empresas, como a Nasa, que enviaram técnicos para ajudar nos trabalhos.

A multidão não abandona o acampamento Esperanza. Mesmo com o frio que atinge o deserto do Atacama e com os intervalos comerciais na transmissão da TV (que foi interrompida por alguns minutos para dar lugar a propaganda). Um conjunto de brasas ao lado do telão ajuda a aquecer a multidão.

A rapidez dos trabalhos também chamou a atenção. Inicialmente, o governo chileno havia previsto a conclusão dos trabalhos para o Natal, no final de dezembro. Mas os trabalhos para perfurar o solo e abrir caminho para a cápsula Fênix se adiantaram e, pouco mais de dois meses depois, os mineiros puderam finalmente reencontrar suas famílias.

Nos dois dias que a reportagem do UOL Notícias acompanhou o resgate dos mineiros, também chamou a atenção a organização da estrutura em torno da mina San José. O acampamento, que, em agosto, era apenas um amontoado de barracas, tornou-se uma minicidade, em que é possível encontrar desde pronto socorro a internet WiFi e banheiros com ducha.
Compare a profundidade da mina com a atura de monumentos famosos


Mapa mostra localização da mina de cobre e ouro San José, ao norte da capital Santiago, no Chile


 Do UOL Notícias

Em São Paulo
Marina Motomura
Enviada especial do UOL Notícias à mina San José (Chile)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

galera deixe sempre seu comentario

conter

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários